24/11/2008

Duo brasileiro em Festival de Jazz de BCN

Dois grandes instrumentistas brasileiros apresentam-se juntos esta sexta-feira (28/11) no 40º Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona. São o bandolinista Hamilton de Holanda e o percussionista Marcos Suzano. Duas forças da nova música brasileira que se juntaram este ano para realizar uma turnê européia, que também passa por França e Itália.

Batizado pela imprensa americana de “Jimi Hendrix do bandolim”, o carioca Hamilton de Holanda é um virtuoso desse instrumento, ao qual adicionou duas cordas extras (resultando em um total de dez). Essa inovação aliada à velocidade dos seus solos arranca sons improváveis e um som que mistura choro, bossa nova, jazz e rock.

O músico, que lançou este ano o CD “Brasilianos 2”, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia e Ivan Lins, e internacional, como John Paul Jones (Led Zepellin) e o acordeonista Richard Galliano. Também já participou de CDs de Djavan, Cesarea Évora e Zélia Duncan, entre outros

Também carioca, Marcos Suzano é conhecido pela destreza, criatividade e agilidade com que toca o pandeiro. Desenvolveu novas técnicas para esse instrumento, como tocá-lo “ao contrário”, ou seja, tomar como tempo forte não a batida do polegar, mas das das pontas dos dedos contra a pele do pandeiro. Segundo os especialistas, essa maneira de tocar permite a realização de ritmos fora do padrão e de compassos únicos.

Com fortes influências dos ritmos africanos, ele já gravou alguns CDs, como “Olho de Peixe” (1993), em parceria com Lenine, “Sambatown" (1996), com influências do samba-funk, e "Flash" (2000), de tendência mais eletrônica.

O show acontece no Zac Jazz Club (av. Diagonal, 477), às 22h30. A entrada custa € 18 e pode ser comprada pelo site www.teleentrada.com.


Apresentação da dupla em Curitiba

Nenhum comentário: