15/11/2008

Glauber Rocha no festival L’Alternativa


Mais cinema brasileiro em Barcelona! O cineasta Glauber Rocha (1939-1981) é homenageado este ano pelo L’Alternativa – Festival de Cinema Independente de Barcelona. Serão exibidos a partir de hoje seis filmes do diretor baiano, que revolucionou a maneira de fazer cinema no Brasil nos anos 1960.

Foi o principal expoente do Cinema Novo, movimento cinematográfico que rompeu com a estética e a temática vigentes na época – mais próximas a Hollywood. Glauber e outros jovens cineastas, inspirados pelo neo-realismo italiano e pela Nouvelle Vague, apostaram por un cinema barato, voltado à realidade brasileira e com uma linguagem de vanguarda. Os temas abordados expunham a pobreza e a alienação. O lema era “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”.

Um dos filmes selecionados, "Cabeças Cortadas", foi gravado em Cadaqués, na Costa Brava. Sobre ele, disse Glauber Rocha: "É um filme contra as ditaduras, é o funeral das ditaduras. Trato de um personagem que seria o encontro apocalíptico de Perón com Franco, nas ruínas da civilização latino-americana. Filmei nas pedras de Cadaqués, onde Buñuel filmou 'L'Age d'Or'. A Espanha é a Bahia da Europa. 'Cabeças Cortadas' desmonta todos os esquemas dramáticos do teatro e do cinema. O cinema do futuro será som, luz, delírio, aquela linha interrompida desde 'L'Age d'Or'".

O melhor é que todas as exibições dos filmes do Glauber Rocha são grátis. Acontecem no auditório do CCCB (rua Montalegre, 5, metrô Universitat), na Casa América Catalunya (rua Córsega, 299, entresuelo, metrô Diagonal) e no Cinema Maldà Ars Forum (rua del Pi, 5, metrô Liceu)

Confira abaixo a programação:

Dia 15/11
18h45, no CCCB
Deus e o Diabo na Terra do Sol(1964)
Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle
Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um líder messiânico, o cangaceiro Corisco e o temível Antônio das Mortes.

Dia 17/11
16h30, na Casa América Catalunya
Barravento(1962)
Elenco: Antonio Pitanga, Luiza Maranhão, Lucy de Carvalho
Um negro luta para provar que o candomblé, como todo misticismo, ajuda, mesmo sem querer, a manter no poder a elite dirigente. Primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, já evidenciando sua tendência para um cinema discursivo e original.

Dia 18/11
16h30, no CCCB
Cabeças Cortadas(1970)
Elenco: Pierri Clementi, Francisco Rabal, Marta May
Dentro de um castelo, em alguma parte do Terceiro Mundo, Diaz, um rei sem coroa, tem lembranças delirantes. Em sonho, realiza uma viagem, escraviza índios, trabalhadores e camponeses. Nesta viagem, Diaz descobre suas origens.

Dia 20/11
19h30, na Casa América Catalunya
A Idade da Terra(1980)
Elenco: Ana Maria Magalhães, Jece Valadão, Norma Bengell
Filme que se dispõe a retratar o Brasil, seu jogo político e as diversas implicações de sua mistura de raças e culturas.

Dia 22/11
17h, no CCCB
O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro(1969)
Elenco: Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos
Batalha alegórica entre o mal (o latifúndio) e o bem (a reforma agrária).

18h30, no Cinema Maldà Ars Forum
Terra em Transe(1967)
Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, Glauce Rocha
Paulo é um jornalista que tenta mudar a situação ao planejar a ascensão de um candidato supostamente oposicionista chamado Vieira, buscando o apoio do maior empresário do país para deter o avanço de uma multinacional estrangeira sobre o capital do país. Tudo começou bem, porém problemas sociais e a corrupção arruinaram sua intenção.

Nenhum comentário: