O filme de Ciasca mostra a relação entre Ciro e Marcela, dois jovens que começam a descobrir os caminhos da vida adulta, em meio a crises existenciais, dificuldade de encontrar trabalho, ceticismo, sonhos e ambições. A história passa-se em Porto Alegre e representa bem a maneira de falar daí: o sotaque, as expressões, o humor particular.
O filme destaca ainda pela interpretação dos atores - natural, espontânea, quase como se vivessem de verdade casa cena. Ciasca, que respondeu a perguntas da platéia, afirmou que os atores passaram por um mês de ensaios e experiências antes de começar a rodar o filme. “Tentamos várias versões para a mesma cena, com tons e enfoques diferentes, e também demos espaço para a improvisação”, explica.
A atriz principal, Tainá Müller, era namorada na época do autor do livro homônimo que inspirou o filme, Daniel Galera. “A escolha dela foi natural. A personagem é uma modelo, como ela, e, além disso, ela conhecia muito bem a história do livro”, explica. Tainá é a única “não-atriz” do filme, mas não destoa do resto do elenco em nenhum momento. Os outros atores, todos gaúchos, já trabalharam em cinema ou teatro.
O outro protagonista, Júlio Andrade, até então só havia feito papéis secundários em cinema. Para “Cão sem Dono”, resolveu mergulhar de cabeça no personagem: mudou-se para o apartamento que seria a casa do seu personagem um mês antes do início das filmagens. A intensidade com que os atores abraçaram a história resultou até em um fato inusitado, contado por Ciasca: Tainá deixou Galera para ficar com Júlio.
Já a atriz Betty Faria estava muito feliz com a afluência do público ao festival. “Estou ‘encantada’ com o fato de as pessoas, tanto brasileiros quanto de Barcelona, terem vindo ver ‘Bye Bye Brasil’”. Ela comemora a boa fase do cinema brazuca. “Vem em um crescendo, com muita qualidade.”

Renato Ciasca com Betty Faria e Viviane Spinelli, organizadora do festival, após exibição de “Cão sem Dono”

Betty Faria estava feliz com a afluência de público

Eu entre Alba (esq.) e a minha aluna Mònica

Nenhum comentário:
Postar um comentário