10/12/2008

Cine Fest Brasil abre amanhã (11/12) com "Estômago"

Amanhã começa a pequena maratona de cinema brasileiro no cinema Verdi Park, no bairro de Gràcia. Serão exibidas oito produções recentes e o clássico "Bye Bye Brasil", de 1979, com presença da atriz protagonista Betty Faria. Além do mais, a partir do dia 12, haverá sessões gratuitas de documentários ibero-americanos na mostra DocTv IB.

A primeira sessão do festival, amanhã às 20h30, apresenta "Estômago", de Marcos Jorge, vencedor da Espiga de Ouro de melhor filme no último Festival Internacional de Cinema de Valladolid. É a história de ascensão e queda de Raimundo Nonato, um cozinheiro com dotes muito especiais. Trata de dois temas universais: a comida e o poder. Segundo o site oficial, pode ser definido como "uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária".

O filme marca a estréia de Marcos Jorge na direção de longas-metragens, após uma bem-sucedida carreira como diretor de curtas-metragens e comerciais e como artista especializado em vídeo-instalações. Ele estudou cinema na Itália, onde viveu nos anos 1990. A imprensa francesa definiu o filme como "original, insolente e politicamente incorreto, uma feroz parábola de poder".

"Estômago" já soma 18 prêmios, sendo 13 em festivais internacionais. Entre eles estão o prêmio do júri do Festival de Biarritz (França), de melhor filme estrangeiro no 16º Raindance Film Festival (Londres), de melhor ator (João Miguel) no Festival de Valladolid (Espanha) e de melhor atriz (Fabiula Nascimento) no Festival Internacional de Cinema do Funchal (Portugal).

Na seção "Clássico Brasil", no sábado às 19h30, será exibido "Bye Bye Brasil", de Cacá Diegues. Gravado nos anos 1970, o filme é um "road movie" pelo interior do Brasil. Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas mambembes que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos em cidades esquecidas. A eles se juntam o acordeonista Ciço e sua esposa, Dasdô, com os quais a caravana cruza a Amazônia até chegar a Belém.

A mostra DocTV IB acontece entre os dias 12 e 17, sempre às 17h30, com entrada gratuita. Já os ingressos para os longa-metragens custam 5 €. Clique aqui para ver a programação completa.


Trailer de "Estômago"


Um pouco sobre "Bye Bye Brasil"

Nenhum comentário: